Cobre

Pensa-se que o cobre foi o primeiro metal utilizado para fazer joias. Para além da sua beleza, este é um elemento com capacidades únicas: é utilizado para fortalecer a saúde e equilibrar o corpo e é comummente conhecido como o metal do amor. Também é usado para trazer positividade e sorte. Aproveite estas peças para abraçar e compreender as suas energias interiores e equilibrar os seus chakras.
EXPLORE MAIS
O MATERIAL
O cobre é um dos 118 elementos químicos e, ao contrário do que acontece com a prata e o ouro, a Trollbeads utiliza o cobre na sua forma pura. Este é um belíssimo metal que varia entre um suave avermelhado/acastanhado e um vermelho mais escuro. Pode ser encontrado diretamente no solo. Hoje em dia, a maior parte do cobre é cultivado em grandes minas de cobre, onde os minérios ricos em sulfuretos de cobre são extraídos e refinados em belos fios de cobre.
O cobre puro tem uma cor vermelha/acastanhada incrível que brilha como um abraço caloroso. Quando o cobre entra em contacto com o ar e a água, ocorre uma reação química e começa a oxidar, o que significa que começa a adquirir uma cor esverdeada e baça; a isto chama-se pátina. A título de exemplo, a Estátua da Liberdade demorou 25 anos a passar de um vermelho vivo e brilhante para a sua caraterística cor verde atual.
ARTESANAL
Quando fazemos as nossas icónicas beads de cobre, é utilizada a mesma técnica que empregamos para fazer as contas de prata esterlina e de ouro de 18 K: o método "cire perdu" ou "cera perdida".
O processo começa com o esculpir do desenho em cera vermelha. De seguida, é feito um molde da escultura em gesso. Os grânulos de cobre são então aquecidos numa pequena tigela, derretidos e vertidos no molde de gesso, preenchendo bem o molde. Quando o cobre solidifica, o gesso é submerso em água, o que faz com que se desintegre. Nesta altura, a pequena escultura de cobre está completamente preta. Em seguida, é mergulhada num banho de ácido, para ganhar um tom cor-de-rosa. Depois de arrefecer, a bead de cobre é polida e está pronta a brilhar na sua pulseira.